21 dezembro 2010


a década

os 10 primeiros anos 2000 - bem sei que deveriam acabar em 31.12 de 2009, mas, que querem, exerço o meu direito à heterodoxia iconoclasta - foram uma era. e quando falamos de uma era, a expressão que ocorre é que 'já era'. a era. e nós nela, claro está.

a década das (des)ilusões, bem se poderia dizer.

como o país, como o meu clube, como tantas outras coisas de que tanto falamos, foram, suspeito bem, anos perdidos.

valeu a pena? valeu a pena, pois. viver é isso, aceitar as estações, mas sem medo da nossa própria exposição às inclemências, e às delícias, dessas mesmas estações.

se escrevesse em Inglês, diria que a década foi a década dos "bitter mixed feelings". como escrevo em Português, direi que foi simplesmente a década do encanto e do desencanto, ao mesmo tempo - o que, bem vistas as coisas, pode ser sintetizado naquela quintessencial palavrinha acima referida: (des)ilusão(ões).

como a insanidade, disse alguém, é continuar a fazer as coisas da mesma forma e esperar um resultado diferente (ceteris paribus, claro está..), então a conclusão possível é a de que é preciso ousar fazer as coisas de forma diferente.

também se podem acrescentar variações várias aqui - por exemplo, dizer que, à maneira de whitman, "é possível sobreviver a este mundo, se usarmos de sabedoria e simplicidade". o problema é que aquele mundo, o mundo definido pelo tempo e o espaço habitados por walt whitman, já não é este mundo. mas vale como ideia, como princípio.

a década da pele, a década da poesia, a década da vertigem, a década do sucesso e do seu reverso, a década da renovação dos e nos amigos, a década do amadurecimento, a década em que todos chegámos a adultos, num mundo de crianças e de jovens eternamente jovens, o mundo das redes sociais, o mundo do terrorismo como ameaça global - e individual -, o mundo da tecnologia, o mundo da velocidade, o mundo da transitoriedade, o mundo das sequências pacíficas de perdas como modo de vida contemporâneo, o mundo da fruição imediata e imediatista, o mundo sem perspectiva para lá desta noite. o mundo, nesta década. este mundo. o nosso mundo.

a década da poesia. a década da violência vintage. a década amarga.

que seja uma outra coisa agora, a que se agora inicia.