07 outubro 2010


ontem, na rtp2 (ainda se chama assim? nunca sabemos neste mundo veloz e puramente transitório..), uma entrevista de circunstância com lloyd cole, alguém de quem sempre gostámos muito (como autor/intérprete de canções e também como pessoa), com base no que fomos espreitando em entrevistas avulsas, ao longo dos anos, e também com base noutro tanto que fomos simplesmente intuindo.

está, por estes dias, em portugal, com o seu "small ensemble", mostrando o mais recente disco ("broken record") e, apostamos, revisitando aquelas duas dúzias de superlativas canções que nos ofereceu, desde os meados dos anos oitenta.

a entrevista foi, como quase sempre acontece nestas peças - encomendadas para dar ideia de que há preocupações com essa coisa fugidia e sempre em movimento que é a cultura -, desenxaibida, insípida, a roçar o banal. como quando temos em frente dos olhos uma coisa preciosa, mas não conseguimos (ou não estamos para) dar por isso. foi o que me ocorreu.

no entanto, já no finalzinho da pequena conversa, o rapaz cole deixou-nos duas coisas importantes.

uma, quando disse que "vocês não sabem o que é andar por esta cidade, lisboa, querer usufruir simplesmente, e ter a cabeça o tempo todo preenchida por uma canção.. às vezes, quem me dera não escrever canções.". não sei se percebem exactamente o que ele quer dizer. eu, infelizmente?, acho que percebo..

a outra, a segunda coisa, foi a resposta à pergunta: "lloyd cole, ao fim destes anos todos, pode dizer-se que está em paz?". resposta: "não diria que estou em paz (comigo próprio). conhece aquela expressão.. cessar-fogo? é isso.." (sorriso suave).

enfim, pequenos apontamentos, próprios de um final de dia. ou então era apenas a minha velha amiga, a semiótica, a dar sinal de si.

..

baby, you're too well-read.
baby, you're too well-spoken.
baby, you're far too clean.
baby, you're too pristine.
when i cry, do you feel anything?

- said the mirror that evening.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

1988(?)-pavilhão infante sagres-
smile(d) like a forest fire-

quinta-feira, outubro 07, 2010 1:50:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home