15 junho 2010

Um Possível Questionário de Proust


Qual seu defeito mais deplorável?

A exigência. A impaciência. A intrasigência. Paciência.

Qual defeito mais deplora nos outros?

A intolerância. A brutalidade. A boçalidade. A falta de compaixão. A estupidez.

Qual seu estado mental mais comum?

A descrença desrazoável. A utopia feroz. A apatia disfarçada de energia (ou ao contrário).

Como gostaria de morrer?

Feliz por ter vivido. E deixando muitos outros, apesar de tristes, felizes por essa mesma razão. Agora a sério: depois de muita conversa com Deus e de ele me convencer absolutamente.

Se depois de morto tivessse que voltar à Terra, gostaria de voltar convertido em que coisa ou pessoa?

Custa-me responder. Talvez num livro que salvasse vidas, pessoas de si próprias. Livro é coisa?

Qual a sua maior extravagância?

Há quase 15 anos, ter deixado de fazer contas. Ser razoavelmente livre da ambição e preocupações mais materiais.

Em que ocasiões você mente?

Quando tento cativar os outros. Basicamente, o tempo todo, portanto.

Que pessoa viva te inspira mais desprezo?

Esqueci.

Que pessoa viva admira?

Minha avó materna. Todo o homem e mulher em que pressinto Humanidade.

Qual sua ideia de felicidade perfeita?

Impossível dizer. Mas mete mortos e vivos. Alguns homens e, palpita-me, algumas mulheres. Críptico. Então, vamos lá, outra vez. é de noite, alta madrugada, ela diz-me qualquer coisa. E eu digo, como no filme de Robert Bresson: "que estranho caminho tive que percorrer para chegar até ti.". Lá fora, daqui a um bocadinho, estão todas as pessoas importantes. Cheira a café, pão fresco, coisas simples. Acho que me entende.

Qual seu maior medo?

Descobrir que o niilismo era, afinal, justificado. Perder a minha humanidade. Perder os meus entes queridos - como toda a gente. A ordem não é bem esta.

Qual seu maior remorso?

Não ter sido capaz.

Qual a virtude mais valorizada socialmente?

O sucesso, em sentido amplo. Dá-me náuseas.

O que te desagrada mais em sua aparência?

Tudo o que me impede de ter aquela garota.

Quais são seus nomes favoritos?

Prefiro não responder. Toda a gente sabe. De homem: Homem.

Que talento desejaria ter?

Saber gerir as minhas emoções. Parar a dor de todo o mundo, num golpe de mágica. Saber escrever. Ser capaz de criar canções ou realizar filmes. Esquecia-me do mais tolo de todos: mudar o mundo.

O que te desagrada mais?

O egoísmo em que vivemos todos. A desatenção permanente de tantos. A falta de lucidez de muitos. A desonestidade de alguns. A violência psicológica. Vou repetir uma, lá de trás: a boçalidade.

Quando e onde você foi mais feliz?

Aos 15 anos de idade, talvez. Durante uma ou duas mãos-cheias de noites ("la dolce vita"). Sempre que alguém me diz: "gosto de ti". Amanhã.

Se pudesse, o que mudaria em sua família?

Uma única coisa: gostaria que vivessem melhor a vida, mesmo sabendo que me desejariam provavelmente o mesmo.

Qual é seu maior objetivo?

Fazer tudo o que posso, em prol de mim, dos outros, do mundo, do meu tempo. Que não esquecessem o meu nome. Objectivos impossíveis, está visto.

Qual sua posse mais valiosa?

O meu coração, apesar de tudo. E apesar do dono.

Qual a manifestação mais clara da miséria?

Os livros de História. E este sentimento amargo de ser possível mudar tanta coisa e nada acontecer. Falo de nós todos, em termos quase civilizacionais.

Onde desejaria viver?

Onde fosse feliz. Como isso é impossível, onde passasse mais tempo alegre. Como isso é difícil, onde puder ser livre para ser um bocadinho alegre e um nadinha feliz.

Qual seu passatempo favorito?

Ler e escrever. Como se vê, faço melhor o primeiro do que o segundo! E conversar, sempre.

Qual a qualidade que você mais aprecia em uma mulher?

Carácter e força? Bondade e ternura? Nunca me decidi. Combinar, por favor, com inteligência.

Qual a qualidade que você aprecia mais em um homem?

Carácter.

Qual seu herói de ficção favorito?

Ainda estou para descobrir. Um homem feito do melhor de todos os homens. Só pode ser ficção, não é? Alguns personagens de James Stewart, Henry Fonda, no cinema clássico. Na literatura, impossível responder. Curioso - enquanto penso, Corto Maltese atravessa-se à minha frente. Não será por acaso.

Quais são seus heróis da vida real?

Todos os que ousaram Ser. E que, para isso, arriscaram não estar mais. Para bom entendedor..