21 abril 2009

estação de inverno: 64ª estação




hoje, terça-feira, a sexagésima quarta estação de inverno.


esta semana, a estação de inverno mergulha nas águas poéticas de carlos luis bessa, mais um representante de uma forma de escrever que, mansa mas sustentadamente, vem marcando a poesia portuguesa na viragem para este novo século. para continuarmos a usar metáforas marítimas, desta poesia e desta poética se pode dizer que, tal como o 'mar de azeite', também estas palavras revelam, sob uma aparente e desencantada placidez, correntes sanguíneas vivas, redemoínhos interiores - um fino e lúcido diário de bordo destes dias de espuma.

usaremos um conjunto avulso de poemas, a partir de três dos seus livros: 'lançam-se os músculos em brutal oficina' (&etc, 2000); 'em trânsito' (&etc, 2003); 'em partes iguais' (assírio & alvim, 2005).

quanto a canções.. o que é que esperam? por entre outras estrelas cintilantes - sim, navegamos com gosto questionável pelos reinos das metáforas -, um destaque pequenino para esse segredo mal guardado: os mercury rev*. uma daquelas bandas para usar sempre no bolsinho das camisas de meia-estação. micro-sinfonias melodramáticas? exercícios de lirismo psicadelista em 'slow motion'? ou só subtil, mas convulsiva, beleza? adivinharam: tudo isto (e o mais que não saberíamos dizer).

porque, como eles* dizem: 'all is one, all is mind, all is lost and you find, all is dream'..


[disponíveis todos os podcasts de emissões anteriores.. aqui!]

[rádio zero: terças: 23h-24h; repete sábados: 14h-15h]
[ruc: madrugadas de domingo para segunda: 3h-4h]