03 fevereiro 2009

estação de inverno: 53ª estação




hoje, a quinquagésima terceira estação de inverno.


esta semana, a estação de inverno dará inteiro e justíssimo destaque a uma das suas bandas preferidas: os australianos the go-betweens (ou, se quisermos ser mais exactos, a dupla grant mclennan e robert forster, superlativos escritores de maravilhosas canções). a banda por excelência da 'pop adulta', como muitos dizem. a banda que criou esse disco-chave sobre a linguagem do amor, o inultrapassável '16 lovers lane'. na estação de inverno, revisitaremos 3 dos 6 discos gravados durante o período de maior fulgor criativo: a década de oitenta. uma espécie de homenagem também a grant mclennan, mais um ser luminoso desaparecido a meio da viagem..

e, porque as coisas por vezes são surpreendentes, traremos ainda ao V/ encontro a poesia mística, metafísica, de pendor religioso, de daniel faria - outro ser que nos deixou muito cedo. mas que escreveu palavras que nos fazem lembrar rainer maria rilke e são joão da cruz. para os mais atentos, talvez estas referências ajudem a perceber o que gostaríamos de saber dizer.

uma estação dedicada, como tantas outras vezes, à justaposição entre o amor cósmico e o amor mais terreno. não vale a pena acrescentar a palavra 'humano', pois não..?


[rádio zero: terças: 23h-24h; repete sábados: 14h-15h]
[ruc: madrugadas de domingo para segunda: 3h-4h]