01 outubro 2008


em 1969, o senhor isaac hayes - ou 'black moses', como o próprio gostava de se chamar a si próprio - lança um disco (um long play, em vinil) com.. 45 minutos de duração, coisa normal para o formato, e.. 4 canções.

composto por duas versões (duas apropriações totais), uma de bacharach & david ('walk on by', famosa na voz de dione warwik) e uma de jimmy webb ('by the time i get to phoenix'), e duas canções originais, 'hot buttered soul' é um disco composto por canções sinfónicas como até à data não se conhecia e como depois poucas vezes se voltou a encontrar, na órbita da música negra de cariz mais soul.

experimentalismo soul, misto de pregação amorosa (mesmo que essencialmente sobre a dor e as dificuldades do amor) e de digressão musical majestosa e luxoriante, 'hot buttered soul' sôa, aqui e ali, a uma espécie de 'free soul' caminhando todo o tempo sobre a ténue linha que separa tons épicos de tons excessivamente barrocos (e até bizarros).

o disco abre com a versão do senhor hayes para 'walk on by', uma das dezenas de celebérrimos hits saídos das pautas de burt bacharch (e do seu co-autor hal david). na voz de isaac hayes, esta canção adquire uma grandiosidade que dificilmente detectamos no original, sem perder uma certa doçura melódica - ganha asas que lhe reforçam antes a mensagem desencantada, desenhando, pela música, desertos grandiosos e grandiosamente vazios - como só o amor que morreu ou que não nos corresponde consegue insinuar.

a segunda canção é, essencialmente, um quase escape lúdico, talvez o único elo fraco de um disco que, sem ela, seria pouco menos do que perfeito. que dizer de uma canção, justamente, intitulada 'hyperbolicsyllabicsesquedalymistic'? sublinhar que é uma espécie de trip soul, algo bizarra e não muito relevante, no contexto do disco de que falamos.

em tudo diferente, da faixa seguinte. 'one woman' é uma estupenda canção sobre afectos divididos, sobre a dúvida, sobre a constatação de impotência (escolher o quê, escolher quem - a mulher doce ou a mulher tentação?). não por acaso por certo, a letra não é conclusiva, sendo a canção uma partilha de uma dor que rasga por dentro, naquele momento preciso em que deixa de estar em surdina para se afirmar plenamente. isaac hayes canta esta canção com uma coisa que só os grandes têm - uma alma que se vê, que se sente, que se escuta, que se impôe. é uma canção brutal, romântica até doer, como são as melhores das melhores canções soul (íamos escrever canções 'tout-court').

se 'walk on by' e 'one woman' chegam a ser esmagadoras na forma como entram em quem as escuta, que dizer da faixa quatro, 'by the time i get to phoenix'? uma vez mais, pegando numa canção clássica de outrém (jimmy webb), isaac hayes cria um momento magistral, um 'tour de force' singular em torno de mais uma história de amor e lágrimas, sacrificial até ao adeus final. 18 minutos de duração, com a particularidade de a canção propriamente dita começar.. aos 12 minutos! até lá, que escutamos? uma longa digressão musical? experiências sónicas? nada disso. ouvimos um contador de histórias, numa voz vivida e dorida; ouvimos um pregador do amor pleno, dirigir-se-nos, numa espécie de exortação, ora falada, ora quase cantada, para o que vamos ouvir (uma história moral?), para a importância do que vamos ouvir. estamos aqui em domínios quase de blues, quase de gospel, mais no que é sugerido do que no que efectivamente escutamos. mas nada nos prepara para o terço final da faixa, na qual a canção, completamente reinventa, surge. 'by the time i get to phoenix' torna-se uma espécie de mantra, um sussurrar gritado sobre aquilo que, por vezes, nos explode no peito. história sem final feliz, como quase todas as grandes histórias, leva-nos por um jardim devastado, uma viagem de carro movida a lágrimas, cidades americanas para onde e de onde se foge, um mundo de ilusões e desilusões - um imenso adeus, sob fundo de gesta interior 'americana'.

melodias que nos agarram, de forma viciante. orquestrações complexas, mas não complicadas, em crescendos impossíveis. voz e piano e orquestra completa, juramos. swing no som e profundeza na alma. uma coisa bem maior do que aquilo que estamos a ouvir. surpresa pelo resultado improvável. descoberta que se impõe a gente céptica. açúcar em rebuçado. fel, mas sem raiva ou azedume. um bocadinho de misticismo pagão para aqueles que professam a religião do amor. carrossel pelos highs and lows and lows and lows das superfícies amorosas. 'hot buttered soul' é um disco portentoso.

espécie de velho amigo, sábio, de voz tonitruante, que nos conforta e embala, dizendo-nos ao ouvido o que já sabemos - mas de uma maneira nova e estranhamente pacífica, tornando a revolta da desilusão em evidência aceite.

aqui e ali, arrepia, na certeira intersecção entre a dor das palavras e o deslumbramento da música.

directo ao coração e aos sentidos.