13 abril 2008





Pedro Bandeira Freire
Fundador do cinema Quarteto em estado considerado grave em Santa Maria
13.04.2008 - 11h09 Lusa



O fundador do cinema Quarteto, Pedro Bandeira Freire, que há três dias sofreu um acidente vascular cerebral, está hospitalizado no Serviço de Medicina Intensiva de Santa Maria (Lisboa) em estado considerado grave, disse fonte médica. A morte de Pedro Bandeira Freire chegou a ser anunciada por uma fonte próxima do proprietário do cinema Quarteto - também realizador, dramaturgo e poeta -, informação que foi desmentida pelo filho, que admitiu o internamento do pai em estado considerado grave, escusando-se a adiantar outros pormenores por preferir manter reserva da vida privada. Há cerca de um mês, Pedro Bandeira Freire, 68 anos, entregou as chaves do Cinema Quarteto, que fundara em 1975, depois de, em Novembro passado, aquele complexo de quatro salas ter sido encerrado pela Inspecção-Geral das Actividades Culturais, que detectou falhas ao nível da segurança. Fundador da livraria Opinião, Pedro Bandeira Freire foi autor de vários livros de poesia e teatro, tendo publicado em 2007 o volume de memórias "Entrefitas e Entretelas". Foi ainda letrista, jurado em festivais de cinema nacionais e estrangeiros (como Berlim) e colaborador da imprensa, rádio e televisão, exercendo inclusivamente funções de consultor de cinema na RTP. Estreou-se na realização com a curta-metragem "Os Lobos" (1978) e foi actor em "A Crónica dos Bons Malandros" (1984), filme realizado por Fernando Lopes com base no livro homónimo do jornalista e escritor Mário Zambujal. Foi ainda argumentista em "A Balada da Praia dos Cães" (1987), longa-metragem de José Fonseca e Costa a partir do romance com o mesmo nome de José Cardoso Pires.

--

Vê lá se fazes o imenso favor de te aguentares por cá.


E, rapaziada da Lusa, não escrevam sobre quem ainda não morreu, por muito mal que esteja, sem a delicadeza de não abusarem do pretérito perfeito - "foi autor"? não será "é autor"? Vem tudo no "livro de estilo do bom-senso", da "editora cabeças-que-pensam".

O livrinho acima é uma delícia, e logo em Português. Uma biografia na primeira pessoa, a rebentar de ternura e feérie. Um livrinho do caraças, escrito pelo Pedro e a propósito do qual bem se pode dizer: 'bigger than life', à moda das Avenidas Novas, versão segunda metade do século vinte. Leiam-no.