15 fevereiro 2008

vai & vem

vai:

'vim agora de leiria, estou estoirado, mas decidi safar os senhores, estava à escuta da central, nenhum colega apanhava o serviço. desde as 5 da manhã, veja bem. vim agora de leiria, ia a caminho de casa. sim, um serviço. um senhor, veja lá, chegado de angola. do aeroporto para leiria. zangado com a mulher, uma história assim. veio de angola para lhe ir entregar um ramo de flores, perto de leiria. uma história, é como lhe digo. e o benfica que não marca. mas o homem leva um ramo de flores e lá me foi contando pelo caminho. parece que era suposto estar em luanda, mas a mulher apanhou-o em marselha, uma coisa assim. deve haver mais história, mas foi o que ele disse. e lá fui, pois claro. e até levei as flores à senhora, que o seu marido está ali no carro, mas ela teimava em não o receber. ele ainda ia ver se ela ao menos jantava com ele, mas não me parece. deixei-o num hotel, ali na batalha. veja lá, no dia de são valentim. é como lhe digo, caro senhor. de luanda a leiria.'

& vem:

'sou de alhandra, pertinho. nascido em 1940, ando nisto há muito tempo. conheço as ruas quase todas, quer testar-me daqui até sua casa? como se chama esta? e aquela ali? e aquela onde o apanhei, sabe dizer-me? e logo a seguir? eu digo-lhe. ruben a leitão. a. é andersen, é estrangeiro. ruben andersen (andresen?) leitão. escutei uma vez um cliente e foi assim. parece que era lá a sede do correio da manhã. então e se em vez da sua rua, rua _______ ______, fosse a rua _____ ________? é parecida, mas não é a mesma, sabe onde é? e a outra, também parecida, a _____ _______? muitos anos na praça. trabalho sempre de noite. isto hoje tem movimento, não percebo. dia dos namorados? nãaaa. o benfica e algum espectáculo no tivoli ou no coliseu. vá-se lá perceber. mas está complicado, está sim senhor'.


fui & voltei. noites de táxi.