12 novembro 2007

incontornável


com a morte de norman mailer, é mais um pedaço do 'nosso' século xx que se vai. para quem nasceu na década de 70, o século xx existiu, com todo os seu lastro de misérias miseráveis e de grandessíssimas grandezas. ainda respirámos o ar do tempo e o ar que já não respirámos foi-nos ainda passado por pais, tios, avós, amigos dos pais. com aquele travo realista de quem 'esteve lá', de quem 'assistiu', de quem 'viveu'.
o nosso século é o século que sentimos como 'nosso'.
o meu é o século xx, apesar de boa gente (letrada, amiga e insightful) me dizer que bem poderias (queriam dizer 'deverias', seguramente..) ter vivido no século xix.
não vivi a grande depressão, não vivi o new deal, não vivi a segunda grande guerra, não vivi o baby boom, não vivi o advento do welfare state, não vivi a guerra fria, não vivi o apogeu da cortina de ferro, não vivi a crise dos mísseis em cuba, não vivi os movimentos de independência africanos, não vivi a revolução cultural e o grande passo em frente chineses, não vivi o desmembrar do império britânico, não vivi o tempo das ditaduras na europa do sul, não vivi a esperança dos democratas americanos com os irmãos kennedy, não vivi os primeiros passos dos modernos movimentos terroristas de cariz separatista e independentista, não vivi o apogeu do cinema, não vivi a revolução sexual, não vivi o verão de amor, não vivi os primeiros passos do rock and roll, nem do prog-rock, nem do punk, não assisti às conferências certas, nos momentos e locais certos, pelos modernos filósofos certos, não vivi a nouvelle vague nem a ascensão da performance como arte, não vivi a erupção da contemporaneidade na pintura, não vivi os primeiros passos do homem da lua.
mas sei ler. e sei ver. e sei escutar. e pude ler. e pude ver. e pude escutar.
e tive sorte por poder.
norman mailer, saul below, j.d. salinger, truman capote, gore vidal. um naipe único de homens do nosso tempo que, a partir dos estados unidos da américa, nos ajudaram a ver o mundo como ele passou a ser, a partir da segunda metade do século xx - o meu século.
rip.

1 Comments:

Blogger Abssinto said...

Esse eu contornei...

:(

A ver se remedeio.

abraço

segunda-feira, novembro 12, 2007 2:52:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home