24 outubro 2007

elle s'appelle sabine



fotograma do filme 'elle s'appelle sabine', de sandrine bonnaire, documentando a história familiar real da sua irmã autista, sabine bonnaire.
[exibido durante o DocLisboa 2007]


porque quem nunca conviveu de perto com a doença mental de familiares, amigos, pessoas próximas não faz ideia do que é.

porque é preciso lutar pela dignidade destas pessoas diferentes, que não têm culpa (essa palavra que devia ser interdita de ser usada por tanta gente que a usa como brutal arma de arremesso).

porque é preciso apoiar as famílias, através de medidas concretas e de ajudas fraternas e solidárias, aliviando o sofrimento atroz, impotente e, não raro, desesperado de quem à sua volta tenta minorar os efeitos desagregadores e corrosivos da doença mental.

porque é preciso ter coragem para olhar de frente o que muitos prefeririam varrer para debaixo do tapete, abandonar num ermo distante, fechar à chave num sótão qualquer.

porque todas as pessoas têm direito a um nome.

por tudo isto, é preciso dizer

'elle s'apelle sabine mais elle s'appelle aussi____________________'.

1 Comments:

Blogger Nuno Guronsan said...

E eu arrepiei-me com as tuas palavras. Talvez por demasiadas vezes ver que as pessoas adoptam o caminho mais simples, o do varrer para um canto. Afinal a coragem pode às vezes não passar de uma palavra e nada mais. O que é tão ou mais triste do que as histórias de pessoas como Sabine.

Enorme abraço, Gi.

quarta-feira, outubro 24, 2007 9:33:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home