18 setembro 2007



uma pessoa muito querida resolveu presentear-me com um curso de 'iniciação à prova de vinhos'.
lá comecei ontem o curso e tenho a dizer-vos que, para quem gosta destas coisas, é um tipo de conhecimento muito curioso. um pé na terra (vinhas, processos de produção, terroir e afins) e nos 'basics' da coisa e outro nas experiências sensoriais associadas a essa coisa a que chamamos 'gosto'.
estou a gostar muito e, tendo tempo e engenho, talvez um dia destes publique, aqui mesmo, alguns dos ensinamentos que estou, com entusiasmo, a.. sorver.
muito interessante, por exemplo, a destruição dos mitos mais comuns e que, posso garantir-vos, é de nos deixar de cara à banda (pelos erros que se propagam, pelos fenómenos de desinformação que se generalizam e que nos impedem de tirar partido por completo dessa coisa a que chamamos vinho).
hoje parece que vou provar 14(!) vinhos e ainda tenho que pensar numa pergunta para fazer ao formador (tpc.. ah pois!).
ele há coisas chatas ;-).
[obrigado a quem me proporcionou esta experiência - o resto digo em privado].

nota: para os mais curiosos, o rótulo acima - redoma branco, 2004, reserva, douro - é simplesmente, para muitos entendidos e para este vosso amigo também, o melhor (repito: o melhor!) vinho branco produzido em portugal, nos últimos anos. é quase impossível de encontrar, mas a arte da procura pode ser, em si, um prazer intenso. boa sorte!!

1 Comments:

Blogger mar said...

estou maravilhada

também queria
ir

fazer isso

e assim se um dia eu conseguir
ter uma vinha gannnddde
e linda já sei quem
vai lá dar um
saltinho

:)

terça-feira, setembro 18, 2007 10:58:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home