05 setembro 2007

estórias mínhimas - from bucareste with love..


os 5 violinos: ao centro, fernando peyroteo


manuel fernandes, marcando um dos seus golos nos célebres 7-1 ao arqui-rival benfica

vivo perto de uma 'infraestrutura comercial' (um mercado popular alimentar é o que é - vulgo uma praça). o frenesim matinal faz parte da música dos meus dias (a partir das 6 da manhã, mas enfim, lá nos habituamos à coisa), há muitos anos. o que é relativamente novo é que, à volta deste centro económico e social do meu bairro, existem agora uma espécie de ajudantes-para-toda-a-obra, arrumadores-quando-calha, biscateiros-all-in-one. não são bem arrumadores, no sentido tradicional. são mais tarefeiros legalmente desenquadrados, uma espécie de estivadores de doca seca. e alguns são estrangeiros. convivemos todos em semi-harmonia, trocamos os bons dias, impera uma espécie de nacional porreirismo - desculpem-me a expressão.

isto à laia de preâmbulo para esta história pequenina.

uma destas pessoas terá cerca de 60 anos e é romeno. é naturalmente comunicativo e exprime-se numa mistura de romeno com português aprendido na rua, sendo que no meio da sua língua de trapos encontramos notáveis sequências de palavrões.. qualquer linguista teria aqui matéria para um estudo demorado, dada a intensidade e riqueza do léxico, mas ainda mais as criativas e improváveis combinações.

ora bem, este cavalheiro é um fanático sportinguista e, naturalmente, tem um 'pó' a tudo o que pareça ser lampião e portista digno dos ultras da juventude leonina. talvez pelo facto de o lazlo boloni ter sido treinador do sporting (mais o seu infortunado e lesionado afilhado, o avançado niculae), a verdade é que todos os dias, mas todos, não me deixa entrar no carro sem falarmos sobre.. o sporting.

para quem não sabe - ou seja quase todos vós - o gi é um rapaz com ligação à terra. desde que se conhece que gosta de coisas triviais (ainda que de modo não trivial). herança de família, tendência para a depressão ou inclinação para a diferença.. a verdade é que sempre foi um sportinguista de alma e coração, capaz de se irritar com os roubos de sacristia que o seu clube volta e meia sofre na pele, com as vendas ao desbarato das suas maiores pérolas, adiando sempre o sonho de uma equipa verdadeiramente competitiva (os novos 5 violinos, para quem percebe mais destas coisas). lamento desiludir os espíritos mais elevados, mas, sim, gosto de futebol de qualidade e de qualquer coisa remotamente relacionada com o clube leonino. enfim, coisas que nos acontecem..

ora, não é que hoje de manhã, este senhor de que falávamos, vai ao bolso e, não sem antes tirar um lenço usado, um molho de chaves que mais parecia de meia cidade, um ou dois telemóveis e uns afins que a memória me não deixa relembrar, retira de lá uma borracha daquelas da escola, com 2 figuras gravadas: o manuel fernandes (o manel de sarilhos, sua aldeia natal) e o peyroteo (líder dos míticos 5 violinos, a equipa mais fenomenal que o sporting teve na sua história e que nunca brilhou devidamente, pelo simples facto de, à época, não haver televisão nem provas europeias - qual benfica dos anos 60, qual carapuça!. para muitos, peyroteo foi o melhor jogador de futebol do nosso país, ponto final. não sou fanático, não sei dizer - mas que ganhar 7 em 8 campeonatos e quase todos os jogos por goleada é coisa para ser um feito, mesmo nos idos anos 40 e 50, lá isso é..!).

- 'é para você, para andar no carro. spooooorting!'

7h45 da manhã.
digam lá, não é lindo?

as coisas que me acontecem..

vou ver mas é se marco o vôo para manchester! ;-). e, pelo sim pelo não, levo a borracha no bolso, para dar sorte!

2 Comments:

Blogger Nuno Guronsan said...

Espero que haja ainda mais estórias mínhimas para contar, achei esta deliciosa...

E isto de um lampião de muitos anos já, se bem que cada dia menos fanático...

Abraço.

quinta-feira, setembro 06, 2007 10:16:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

conheço a figurinha de caderneta.
é mesmo assim, como se o panini tivesse ido à roménia há sessenta e tal anos inventar os "cromos"!!!

há que reconhecer a pureza intrinseca de se ser do sporting:

é não ser porque alguém é
é ser consciente
é ser sincero, humilde, honesto verdadeiro
é ser genuíno e diferente
é ter personalidade
é individual, normalmente fruto de uma paixão consciente e determinada

não que ser benfiquista seja mau, é apenas ser... mais um

coitadinha da carolina

ab

quinta-feira, setembro 06, 2007 11:50:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home