24 junho 2007

das coisas simples

'todos morreram calçados / they died with their boots on', filme de cavalaria, de raoul walsh, com o espantoso errol flynn, no papel do jovem general custer.

a mocinha esperava o garboso cadete de west point, ao cair da noite, após um hilariante primeiro (des)encontro - ela pedindo-lhe explicações sobre a casa do seu tio coronel, em pleno campus militar; ele, em ronda de guarda, por castigo, evitando falar com ela, para não agravar ainda mais a sua miserável folha militar (a pior de sempre, excepto equitação e esgrima, incluindo ulisses s. grant (sic)).
- julgava eu que west point formava gentlemen, dizia ela. nunca fui tão rudemente tratada em toda a minha vida.
desfeito o equívoco, marcado um primeiro encontro, o nosso cadete não havia meio de aparecer. o pai da mocinha, vendo o que se passava, começa a praguejar contra a falta de maneiras destes jovens de agora..
ela interrompe-o e pede:
- pai, por favor, não devia falar assim dele!
- porquê? porque não devo..?
- because he is the man i am going to marry! (e nos seus olhos vê-se uma mistura de determinação, certeza e naturalidade).

gosto desses tempos.

(ulysses s. grant: um dos mais decisivos generais da guerra civil americana, também conhecido pelas suas péssimas notas na academia militar. mais tarde, eleito presidente dos estados unidos da américa. responsável por uma frase importantíssima, para pessoas como eu: 'failures have been errors of judgment, not of intent').