28 junho 2007

chain-blog 2.0

[em resposta ao desafio lançado pelo
  • nuno
  • no seu terno postigo cinzento - e cinzento é aqui substantivo e não adjectivo!]

    o que é para ti um MAU filme?
    mau pode querer dizer muitas coisas: qualquer filme que faça gala da sua presunção (percebem-se todos os movimentos filmados com 'gruas estreboscópicas'; ou não se percebem de todo certos intelectualismos de pacotilha, a cheirarem àquele mofo próprio de quem lê muito mas entende pouco); qualquer filme que se esqueça dos espectadores; qualquer filme que seja pointless (e atenção que um filme de puro entretenimento, bem filmado, inteligente na sua gestão de expectativas não é nada pointless!).
    acima de tudo, um mau filme é aquele que nos deixa com aquele travo amargo 'e tanta gente que com este orçamento, com esta oportunidade, nos daria um belo suplemento de alma..'.

    remakes ou sequelas: havendo apenas estas duas escolhas sem opção de recusa, qual assistirias?
    confesso não ser fã de nenhuma das tipologias. os filmes, para mim, são entidades únicas. mesmo um cineasta que 'se repete' - construindo uma só temática, um só universo, cada vez mais elaborado ou cada vez mais depurado - constrói parcelas únicas de um todo in progress.
    mas, sendo sem opção de recusa, diria que preferiria abdicar de remakes. uma sequela traz sempre a esperança de um golpe de asa. um remake cheira-me, em tese, a mais técnica, mais dinheiro, mais mainstream, mais qualidade industrial.. mas menos criatividade, menos imaginação. deixa-nos onde já estávamos, apenas dá um ar mais agradável à sala. mas nunca (ou quase nunca) nos abre janelas.

    que tipo de filme português gostarias de ir ver ao cinema?
    todo e qualquer filme que dispensasse na minha cabeça e no meu coração o qualificativo português. um filme universal, no sentido mais nobre do termo. um filme fulminante, estarrecedor, esmagador. sem pátria. como diria caetano, 'sem lenço nem documento'.
    a espaços já vi coisas magníficas - no tal sentido universal. lembro-me de partes da obra do joão césar monteiro (já sei que estou a ser polémico), recordo-me de certas atmosferas, certas cenas de filmes de segunda linha que, contudo, para sempre ficaram a bailar dentro da minha memória (ocorre-me a cinematografia de josé álvaro morais, esse autor bissexto que nos deixou momentos luminosos, de uma ternura lancinante pelas personagens e por nós, em filmes como 'zéfiro', 'peixe-lua' ou 'quaresma'..).
    gostaria de ver melodramas à la douglas sirk, com lágrimas em português, destinos fatais e redenção com vista para o tejo.

    que cliché cinematográfico já não tens pachorra para ver novamente?
    esta é boa! por definição, um cliché só é bom quando encerra em si um pouco de paródia - há um humor próprio que torna um cliché sadio, uma espécie de piscar de olhos aos compinchas de sempre (nós, espectadores).
    mas respondendo à pergunta.. não gosto de filmes que definem um grupo, para depois todos, ou quase, irem ficando pelo caminho, sobrando 'o herói e a mocinha'. lembro-me, assim de repente, deste.. mas há mais!!

    qual o teu fan video preferido?
    fan video? estou sempre a aprender ;-). não sou (ainda) um heavy user do you tube e dos mundos easy made digitais (onde talvez se encontrem estas coisas). peço desculpa, mas vou passar à próxima. zero pontos!

    a quem desafias este questionário?
    porque sim (que é sempre uma óptima razão), desafio:

  • menina limão

  • alice que é única

  • cristina


  • não me parece que passem por aqui regularmente, mas fica a intenção :-).

    [foi um prazer, nuno! manda sempre ;-)]

    6 Comments:

    Blogger Abssinto said...

    Gosto do cinema português, gosto do cinema português,gosto do cinema português!

    ;)

    Abraço

    quinta-feira, junho 28, 2007 10:03:00 da tarde  
    Blogger Nuno Guronsan said...

    As tuas respostas, e outra coisa não seria de esperar, mostram muito de quem és e do que gostas e do que escreves. Um enorme bravo!

    Obrigado e um grande abraço, Gi.

    quinta-feira, junho 28, 2007 10:54:00 da tarde  
    Blogger CNS said...

    Belo desafio! ;)

    sexta-feira, junho 29, 2007 12:31:00 da manhã  
    Blogger gi said...

    abssinto,
    haja alguém, haja alguém, haja alguém!
    ;-)
    (fazes tu muito bem!).
    um abraço.

    nuno,
    percebo o que queres dizer e até posso concordar. agora o 'enorme bravo' é que me deixa um pouco 'sem jeito'. ainda me fazes corar em pleno ciber-espaço!
    um abraço, muito obrigado

    cristina,
    desculpa o 'mau jeito' :-). estou muito curioso, devo dizer-te!
    ;-).

    gi.

    sexta-feira, junho 29, 2007 1:18:00 da tarde  
    Blogger Menina Limão said...

    passo sim. :)

    mas vou demorar a responder. vou andar por fora. mas não me esqueço. até já.

    sexta-feira, junho 29, 2007 6:37:00 da tarde  
    Blogger gi said...

    para a menina limão:
    ;-))
    take your time.
    até breve,
    gi.

    sexta-feira, junho 29, 2007 6:48:00 da tarde  

    Enviar um comentário

    << Home