31 maio 2007

feira do livro vol.1

um delicioso livrinho - herdeiro directo do, entretanto extinto, blog homónimo: 'melancómico - aforismos de pastelaria', de nuno costa santos, guerra e paz editores.

http://www.guerraepaz.net/?page=books&item=42

http://www.producoesficticias.pt/projectos/Melancomico.html

humor em estado de graça. ou quando o humor é um caso muito sério. ora vejam..

"A vaidade da escrita. Sempre que ia escrever um romance, contratava uma maquilhadora.

"Enriquecimento com causa. Tem vergonha de falar sobre isso. Ficou multimilionário à custa de uma canção sobre a pobreza."

"Uma vida de Trabalho. A única coisa que deixou como herança foi um livro de recibos verdes."

"O prognóstico da Dona Bina. Portugal ainda vai ser a Chelas da Europa."

"Isto é assim. Eu não deixo o meu filho mexer nas louças. O meu filho não me deixa ter opiniões políticas."

"Começo a pensar que o meu filho é uma criança com imenso jeito para os adultos."

"O meu filho é tão intensamente generoso que não se limita a dar coisas às pessoas. Ele atira coisas às pessoas."

"Alberto Charrua, 61 anos, que nos liga de Coruche. Eu acho que só os ortopedistas podem pronunciar-se sobre temas fracturantes."

"Ele era tão intelectual, tão intelectual que até o seu livro de recibos verdes era editado pela Assírio e Alvim."

"Conselho. Antes de fundar um partido, crie uma facção dos renovadores."

"Vocação: político. A minha vida está cheia de promessas não cumpridas."

"Relação com excesso de velocidade. Ficou com o namorado apreendido durante três anos."

"Num gesto de generosidade, ela quis emprestar o marido à amiga. Mas a amiga disse logo: - obrigada, mas já tenho esse"

"Márcio interrompe o jantar para fazer uma pergunta. Em que categoria Deus está inscrito na Finanças?"

"Dona Bina não sabe a resposta mas não fica calada. Isso não sei. Só sei que isto está tão mau para todos que se Cristo resolvesse descer à Terra teria de ficar alojado no Íbis."

"Da manipulação dos factos. Muito mais frequente do que a desonestidade intelectual é a desonestidade sexual."

"La vida loca. Nunca saiu de casa dos pais. Nunca teve amigos. Nunca teve namorada. Nunca teve emprego. Nunca foi ao cinema. Nunca leu um livro. Nunca foi jantar fora. Nunca foi a uma discoteca. Mas, antes de morrer, a última frase que lhe ocorreu pronunciar foi Livin’ la vida loca."

"Definição havaiana de poeta. O poeta é um surfista que tem medo das ondas."

mordacidade, ironia fina, causticidade, observação aguda, construção de insight, dissecação do quotidiano, sarcasmo..
..e aquele desencanto terno que é próprio de qualquer lucidez.

[com ajuda do eloquente: http://umacasacomvistaparaomar.blogspot.com/2007/04/o-livro-do-nuno.html]