27 fevereiro 2007

apontamentos musicais

como começa a ser hábito, há novidades (musicais) do lado direito do vosso monitor..
5 faixas, sem grande coerência, mas que talvez possam servir de pistas para que façam o vosso próprio caminho de investigação musical (actividade que pode ser muito recompensadora!).

1.) e 2.) as duas primeiras faixas, a cargo dos the avalanches e dos the go! team, respectivamente, são exemplo paradigmático de um estilo híbrido de música que usa, de forma extremamente sensorial, técnicas de 'cut & paste' próprias da modernidade (falar em hip-hop é obrigatório, mas há muito mais matéria-prima por aqui), para nos apelar ao corpo. são, ambas, faixas que nos empurram para a pista de dança, seja ela real ou sugerida. são também músicas hedonistas, caleidoscópicas em certa medida. há uma capacidade de 'criar alegria e bem-estar' que tem tanto de manipulatória (na técnica) como pura (na intenção de induzir bem-estar). experimentem ouvir, bem alto. depois, digam coisas!

3.) num registo abissalmente diferente, trago-vos uma faixa de nick drake, a qual foi já o rastilho para a escrita de um post aqui neste 'jardim de inverno'. nick drake não é para todos os dias, mas quando nos sentimos nick drake, percebemos que há cometas que só podem ser cometas - este deixou-nos 3 álbuns de estúdio e um desalento que ainda hoje magôa quem escuta. porque sou vosso amigo, a faixa que seleccionei até é bastante positiva.. (será?).

4.) mantenho, da última selecção, os the cure, com a faixa 'want' - ilustração fluente do lado negro (tão desconhecido) que estes 'rapazes que não choram' cultivaram durante grande parte da sua carreira. eu humildemente confesso que foi uma descoberta recente, que devo a um amigo melómano, e que me vem conquistando, pé ante pé.

5) finalmente, mr. gil scott-heron, herói fundador da 'spoken word', sobre o qual tive também já oportunidade de escrever um post. é uma canção que, como escrevi na altura, é para ouvir de cabelos ao vento, som bem alto, inundado-nos de uma espécie de luz, quando as nuvens pairam ameaçadoras.

espero que gostem!

2 Comments:

Blogger Nuno Guronsan said...

Coisas boas, coisas boas...

A minha preferida é mesmo a dos Avalanches. Sentido para cima. Bem para cima. A música ideal para um passeio na marginal debaixo de um sol quentinho e luminoso...

(Notam-se muito as minhas saudades do Verão?)

Abraço.

terça-feira, fevereiro 27, 2007 9:28:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

olá, nuno
espero que estejas bem.
bom ter-de 'de volta'.
obrigado pelas palavras gentis. sim - é linda, essa outra avalanche.
'summer is an attitude', disse alguém. não estou certo.
um abraço..
gi.

terça-feira, fevereiro 27, 2007 9:54:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home