06 novembro 2006

o rapaz, o chef, a música e o éter

impressões digitais:
.adorei a experiência de gravar um programa de rádio. não sei explicar bem, mas há, tal como nas grandes viagens que preparamos com intensidade e um sentido de missão, algo que mistura os conceitos de 'finitude' (o programa como uma flor que nasce, vive e 'morre') e de 'eternidade' (algo que passou a fazer parte do que somos, inexoravelmente). em linguagem mais simples, digamos que senti na pele o formigueiro normalmente associado à expressão 'o bichinho da rádio'.
.claro que tinha que 'acontecer qualquer coisa' (ver post anterior 'porque somos assim, Senhor?'). logo a abrir, tinha preparado afincadamente o texto para rimar com 'are you ready to be heartbroken?' - daí a referência aos 'obscuros rapazes escoceses' (os 'camera obscura') que cantam por estes dias 'hey lloyd, i am ready to be heartbroken'. quando começo a escutar os acordes de 'perfect skin'.. tremi! mas, pronto, também não ficou mal. podia ser pior o engano ;-). de resto, o alinhamento estava 100% fiel e verdadeiro.
.das muitas mensagens (i am the king of sms - 800 num mês!) que simpaticamente os meus bons amigos e familiares e etc. me foram enviando (em comum a simpatia terna de todos), não resisto a partilhar as palavras de L. ('a minha filha M dança ao som de The Smiths') ou a marcante percepção de que a sensibilidade feminina é coisa diferente e especial (vocês sabem de que é e de quem é que eu estou a falar, como diria o outro..). também gostei da transmutação da palavra 'bolo' em 'lobo' - ou como com pouco se pode dizer tudo.
.a minha avó já fez saber que esteve a ouvir 'o programa do neto', que, modéstia de avó à parte, até 'tem boa voz para aquilo' (o que o amor faz, vejam lá). mas lindo, lindo, foi quando me disse que adorou a faixa.. dos alpha. quando falava em 'síntese perfeita entre classicismo e modernidade', parece que acertei ;-).

o alinhamento completo, com indicações dos discos de onde retirei as músicas. estão todos disponíveis em minha casa, para ouvidos mais curiosos.

Lloyd Cole & The Commotions - "Are You Ready To Be Heartbroken" (LP: "Rattlesnakes")
Ryan Adams - "Come Pick Me Up" (LP: "Heartbreaker")
Ed Harcourt - "Methaphorically Yours" (LP: "From Every Sphere")
Eric Matthews - "My Morning Parade" (LP: "The Lateness of the Hour")
Bright Eyes - "First Day Of My Life" (LP: "I'm Wide Awake, It's Morning")
Perry Blake - "Ordinary Day" (LP: "California")
The Go-Betweens - "You Can't Say No Forever" (LP: "16 Lovers Lane")
Galaxie 500 - "Strange" (LP: "On Fire")
Maximilian Hecker - "Daylight" (LP: "Rose")
R.E.M. - "Nightswiming" (LP: "Automatic For The People")
Azure Ray - "Nothing Like A Song" (LP: "Hold On Love")
The Smiths - "I Know It's Over" (LP: "The Queen Is Dead")
John Cale - "I Keep A Close Watch" (LP duplo ao vivo: "Fragments Of A Rainy Season")
Alpha - "Somewhere Not Here" (LP: "Come From Heaven")