07 novembro 2006

caleidoscópio: A

ontem, s/x cruzou-se com x/s.
x/s vive num quarto, está desempregada, é mãe-solteira. a filhita passa a semana em casa dos sogros de x/s, única forma de poder crescer com algum equilíbrio.
o ex-companheiro de x/s, rapaz de maus fígados e ainda piores instintos, está longe. felizmente. haverá coisa mais triste do que dizer de alguém (que nos foi próximo e foi dono, em tempos idos, do nosso coração) 'ainda bem que está longe'?
c - a sua filhita -, entra em qualquer café e não pede nada, nunca pede nada. repete baixinho 'não é pexiso', naquela entoação própria dos 7 anos. c não pede nada, nunca pede nada, porque há flores que nascem em pleno inverno, tal como nas imensas lixeiras do nosso mundo vivem crianças-mil, que conservam uma tocante e inteira dignidade.

ontem, x/s cruzou-se com s/x.
s/x vive num quarto (confortável), tem uma vida (confortável e apetrechada), está empregada, é solteira. não é nova, e ainda não é velha - é uma mulher-em-ponto-de-rebuçado (mais é demais, menos é de menos).
s/x não tem namorado fixo - colecciona rapazes, com a mesma placidez de quem colecciona borboletas. cada borboleta é única, com cores que formam combinações impossíveis de replicar noutra borboleta. cada borboleta merece toda a atenção e exclusividade - tal como todas as outras, em seu tempo.
s/x não é má-rapariga, muito pelo contrário. amiga da sua amiga, s/x reparou em x/s - devolveu-lhe o olhar, captou-lhe o sorriso tímido e arriscou retribuí-lo.
momentos à frente, conversa de ocasião encetada, ficou-lhe a bailar a memória da palavra dignidade (que deixou de ser uma palavra, para ser uma coisa outra) e a imagem daquela jovem mãe, em dificuldades mas ainda capaz de sorrir a uma estranha.

ontem, em sonhos, cruzei-me com s/x - que me fez cruzar com x/s.
adormeci embalado pela simetria assíncrona daquelas duas, unidas num abraço 'em suspensão'.

a vida fica (mesmo) para outro dia?

2 Comments:

Blogger Ricardo Mariano said...

Belíssimo!

abraço

terça-feira, novembro 07, 2006 2:40:00 da tarde  
Blogger gi said...

obrigado, muito.
vindo de ti, tem um significado importante.
és muito bem-vindo.
um abraço.

terça-feira, novembro 07, 2006 3:16:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home